sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A empresa vista como um sistema

As funções da administração são dependentes umas das outras, o que nos faz refletir sobre a importância de cada uma delas. Para que estas funções sejam aplicadas, há necessidade de que as áreas trabalhem de forma sistêmica.
A empresa para ser vista como um ‘sistema aberto’, implica em realizar ações transparentes, límpidas e cristalinas, dos seus negócios, nas suas operações cotidianas de entradas, processamentos e saídas e respectivos relacionamentos. Para atender este requisito de sistema aberto, devem ser envolvidos todos os escalões da empresa, evidentemente respeitando o tipo e forma de distribuição de informações.
As pessoas, a sociedade e o mundo como um todo, estão passando por constante mudanças, aumentando seu grau de exigência, aceitabilidade e conceito de qualidade, exigindo das empresas, facilidade de flexibilização, dinamismo, capacidade de gestão situacional, planejamento, competência estratégica e aptidão de adaptação de seus processos e sistemas, tornando-os abertos para resistir ao alto nível de agitação ambiental.
Nos sistemas empresariais fechados não existem permutas da empresa com o meio ambiente externo que está a sua cerca, as mesmas são insensíveis e indiferentes a qualquer influência ambiental, não integrando-se ou interagindo com o mundo, inviabilizando sua existência.
O conceito de Sistema Fechado segue a mesma idéia, é isolado, hermético, independente e sem abordagem sistêmica, sem receber influência qualquer ao mesmo e também sem permitir influenciar o meio ambiente externo.
Pode-se fazer analogia dos sistemas fechados com a gerência de CPD (Centro de Processamento de Dados),  modelo vetusto e alquimista da informática da década de 60. Outros sistemas fechados que aparecem em algumas empresas são os denominados de ”DP”(de Departamento de Pessoal) e “Almoxarifado” que também são formas antigas de administração de pessoas e de materiais, respectivamente. Frequentemente os sistemas fechados estão vinculados a um modelo de gestão autoritária.
Nos sistemas empresariais abertos existem permutas da empresa com o meio ambiente externo que está a sua cerca, as mesmas são dependentes e necessitam da influência ambiental externa, plenamente integradas e interagindo com o mundo, viabilizando sua existência e perenidade.
Neste caso, o conceito de Sistema Aberto também tem relações de troca e interdependência dos demais sistemas a sua cerca, com abordagem sistêmica e possibilitando receber influências e influenciar os outros sistemas externos a ele.
As empresas devem ser sistemas abertos, com integridade, planejamento, normas, procedimentos, regras, envolvimento das pessoas, tudo de forma estruturada e organizada, possibilitando uma dinâmica de funcionamento sistêmico e integrativo.
Os sistemas abertos propiciam muitos facilitadores na condução cotidiana, na manutenção e crescimento da empresa, favorecendo e destacando: a gestão e administração participativa;   mudanças e adaptações internas; produtividade e qualidade nos serviços e produtos;   capacidade de administrar diferenças ambientais, organizacionais e comportamentais;   perenidade e melhoria dos negócios; lucro e competitividade empresarial.
Pode-se fazer analogia dos sistemas abertos com a gestão moderna de Tecnologia da Informação com foco empresarial. Frequentemente os sistemas abertos estão vinculados a um modelo de gestão participativa.
 


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