As
funções da administração são dependentes umas das outras, o que nos faz
refletir sobre a importância de cada uma delas. Para que estas funções sejam
aplicadas, há necessidade de que as áreas trabalhem de forma sistêmica.
A empresa para ser vista como um
‘sistema aberto’, implica em realizar ações transparentes, límpidas e
cristalinas, dos seus negócios, nas suas operações cotidianas de entradas,
processamentos e saídas e respectivos relacionamentos. Para atender este
requisito de sistema aberto, devem ser envolvidos todos os escalões da empresa,
evidentemente respeitando o tipo e forma de distribuição de informações.
As pessoas, a sociedade e o mundo
como um todo, estão passando por constante mudanças, aumentando seu grau de
exigência, aceitabilidade e conceito de qualidade, exigindo das empresas,
facilidade de flexibilização, dinamismo, capacidade de gestão situacional,
planejamento, competência estratégica e aptidão de adaptação de seus processos
e sistemas, tornando-os abertos para resistir ao alto nível de agitação
ambiental.
Nos sistemas empresariais
fechados não existem permutas da empresa com o meio ambiente externo que está a
sua cerca, as mesmas são insensíveis e indiferentes a qualquer influência
ambiental, não integrando-se ou interagindo com o mundo, inviabilizando sua
existência.
O conceito de Sistema Fechado
segue a mesma idéia, é isolado, hermético, independente e sem abordagem
sistêmica, sem receber influência qualquer ao mesmo e também sem permitir
influenciar o meio ambiente externo.
Pode-se
fazer analogia dos sistemas fechados com a gerência de CPD (Centro de
Processamento de Dados), modelo vetusto
e alquimista da informática da década de 60. Outros sistemas fechados que
aparecem em algumas empresas são os denominados de ”DP”(de
Departamento de Pessoal) e “Almoxarifado” que também são formas antigas de
administração de pessoas e de materiais, respectivamente. Frequentemente os
sistemas fechados estão vinculados a um modelo de gestão autoritária.
Nos sistemas empresariais abertos
existem permutas da empresa com o meio ambiente externo que está a sua cerca,
as mesmas são dependentes e necessitam da influência ambiental externa,
plenamente integradas e interagindo com o mundo, viabilizando sua existência e
perenidade.
Neste caso, o conceito de Sistema
Aberto também tem relações de troca e interdependência dos demais sistemas a
sua cerca, com abordagem sistêmica e possibilitando receber influências e
influenciar os outros sistemas externos a ele.
As empresas devem ser sistemas
abertos, com integridade, planejamento, normas, procedimentos, regras,
envolvimento das pessoas, tudo de forma estruturada e organizada,
possibilitando uma dinâmica de funcionamento sistêmico e integrativo.
Os sistemas abertos propiciam
muitos facilitadores na condução cotidiana, na manutenção e crescimento da
empresa, favorecendo e destacando: a gestão e administração participativa; mudanças e adaptações internas; produtividade
e qualidade nos serviços e produtos; capacidade de administrar diferenças
ambientais, organizacionais e comportamentais; perenidade e melhoria dos negócios; lucro e
competitividade empresarial.
Pode-se fazer analogia dos sistemas abertos
com a gestão moderna de Tecnologia da Informação com foco empresarial. Frequentemente
os sistemas abertos estão vinculados a um modelo de gestão participativa.
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