sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Liderança

Líderes são agentes de mudanças. São pessoas capazes de conduzir um grupo, influenciando o comportamento de seus membros, buscando atingir objetivos e metas, pautados em uma visão de futuro coerente com as ideias e os princípios comuns ao grupo.
Administração e liderança são dois sistemas de ação complementares. Enquanto um administrador deve fazer acontecer, um líder deve influenciar as pessoas para que aconteça.
Um bom líder com maus conhecimentos administrativos pode ser mais desastroso.
Segundo Maximiano (2007, p. 277) "Liderança é o processos de conduzir as açoes ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas. Proximidade fisica ou temporal não é importante no processo".
 
Autoritário – o líder autoritário é dominador e determina o que será executado pelo grupo, o que implica na obediência pelos demais; se assemelha ao antigo "chefe". É pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada um.
 
Democrático – este líder se preocupa com a participação do grupo, estimulando e orientando. Ouve as opiniões da equipe e determina junto com ela os objetivos desejados e as tarefas a serem realizadas. É impessoal e objetivo em suas críticas e elogios.
Liberal – o liberal participa minimamente do processo. A equipe possui total liberdade para definir diretrizes e objetivos.

Situacional – o líder situacional assume seu estilo de liderar mais de acordo com a situação do que com a personalidade. A postura deste líder varia conforme as diferentes situações do dia-a-dia. Ele se adéqua a cada situação.
Emergente – é o líder que surge e assume a direção por reunir mais habilidades para conduzir a equipe aos objetivos diretamente relacionados a uma situação especifica, onde determinadas ações devem ser traçadas de imediato.
Indeciso - não direciona o grupo e não assume responsabilidades.
Uma boa liderança é sempre notada pelos seguidores – se estes estão motivados e alcançam os objetivos pretendidos, é sinal que há um bom líder orientando o grupo. O líder poderá utilizar todos os estilos de liderança, de acordo com a necessidade, a tarefa e as pessoas. Cabe a cada bom líder saber equilibrar estas práticas e quando aplicá-las.
REFERÊNCIAS:
MAXIMIANO, Antônio C. A. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 6 Ed. São Paulo: Atlas, 2007.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
 
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário