sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Delegação

 
Administrar é um ato complexo repleto de providências, conhecimentos e ações. Essa atividade pode muitas vezes ser compartilhada. Quando isso ocorre, chamamos de delegação. Na aula de hoje aprenderemos um pouco mais sobre esse processo.
Delegar significa atribuir à outra pessoa a responsabilidade pelo planejamento, execução ou controle de uma atividade. Segundo Lacombe (2010), a delegação pode ser benéfica se tomados alguns cuidados:
  • Definição de metas – Determinação com clareza do que se quer alcançar e o que se espera de quem recebeu a delegação.

  • Delegação das premissas para agir – Determinação da autoridade para assumir compromissos, empregar recursos e praticar os atos necessários.

  • Criação da obrigação de executar o que foi delegado de forma esperada –Responsabilidade de quem recebeu a delegação de cumprir as tarefas da melhor forma possível.

  • Criação da obrigação de avaliar a execução – Responsabilidade de quem delegou de exigir informações sobre o andamento do trabalho e prestação de contas.

  • A delegação de poder/autoridade pode ser definida como empowerment, ato que compreende poder de decisão, autonomia e influência dividida entre as pessoas da instituição.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário