sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Habilidades de um administrador

A Administração consiste no processo de tomada de decisões e envolve quatro atividades distintas, também chamadas de funções administrativas. São elas:
  • Planejar
  • Organizar
  • Dirigir
  • Controlar
A correta utilização dessas funções deve propiciar o perfeito gerenciamento das tarefas, estruturas, pessoas, tecnologia e ambiente, contribuindo para o sucesso da organização. A maneira de administrar a organização vai influenciar no seu desempenho.
Para Henry Fayol, o administrador deveria: Planejar; Organizar; Comandar; Coordenar; Controlar. Tais funções foram chamadas pelo autor de atividades gerenciais.
NLuther Gulick inseriu e relacionou outras atividades ao papel do administrador: Planejar; Organizar; Prover recursos humanos; Dirigir; Coordenar; Informar; Estimar recursos.
O desempenho de uma organização refere-se aos resultados obtidos com o processo de administração, ou seja, a transformação de recursos em bens ou serviços. Há duas formas de esta transformação acontecer:
  • Eficácia – Significa que a organização atingiu seus objetivos. A eficácia refere-se à capacidade de se atingir resultados, ou seja, refere-se ao desempenho propriamente dito.
  • Eficiência – Significa que, além de atingir seus objetivos, a organização ainda o fez de maneira a utilizar da melhor forma os seus recursos, seja economizando-os ou extraindo o total de seu potencial. A eficiência estaria relacionada aos meios e à forma de como atingir o desempenho.
    (Lacombe, 2010).
Diante do exposto, podemos entender habilidades como a capacidade necessária para superar com êxito um desafio. O administrador depende de outras pessoas para atingir seus objetivos. Portanto, a essência do papel desempenhado pelo administrador é a obtenção de resultados por meio de terceiros.Não há um tipo definido de administrador que possa garantir o sucesso de qualquer organização. O que ocorre é que determinadas pessoas estão mais preparadas que outras, conseguindo, assim, desempenhar seu papel com mais facilidade e assertividade. 
  • Habilidade técnica: necessária para a compreensão e o domínio de determinado tipo de atividade. É mais comum e necessária na base da pirâmide administrativa. Esta habilidade é adquirida por meio de experiência, educação e treinamento profissional.
  • Habilidade humana: está ligada às aptidões para trabalhar com pessoas e para obter resultados por meio dessas pessoas. Inclui a capacidade de se colocar no ponto de vista da outra pessoa para poder compreendê-lo.
  • Habilidade conceitual: envolve a capacidade de visualizar a organização como um conjunto integrado. Inclui a capacidade de se colocar no ponto de vista da organização. Deve permitir que o administrador possa encontrar a situação mais favorável para a organização. Não há uma situação definida de quanto de cada habilidade o administrador deva fazer uso. Cada situação irá definir o mais apropriado.

  • 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário