sexta-feira, 30 de novembro de 2012

PODC - Planejamento, organização e execução, decisão e controle.


O planejamento é uma das funções essenciais da gestão. Esta categoria inclui as ferramentas que ajudam os gerentes a determinar o que uma organização está fazendo no momento e o que ela pretende fazer no futuro, através de um processo de coleta de informações, criação de propriedade/responsabilidade e tomada de decisões estratégicas, ajudando-os também a operacionalizar as metas e prioridades organizacionais de ano a ano para dar apoio ao enfoque organizacional.
As organizações não trabalham na base da improvisação. Tudo nelas é planejado antecipadamente. O planejamento é a primeira função administrativa, por servir de base para as demais funções. O planejamento é a função administrativa que define quais os objetivos a atingir e como se deve fazer para alcançá-los. Trata-se de um modelo teórico para a ação futura. Começa com a definição dos objetivos e detalha os planos para atingi-los da melhor maneira possível. Planejar é definir os objetivos e escolher o melhor curso de ação para alcançá-los. O planejamento define aonde se quer chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que sequência.
O planejamento é um processo que começa com os objetivos e define os planos para alcançá-los. O estabelecimento dos objetivos a serem alcançados é o ponto de partida do planejamento. A fixação dos objetivos é a primeira coisa a ser feita: saber onde se pretende chegar para se saber exatamente como chegar até lá. Objetivos são resultados futuros que se pretende atingir. São alvos escolhidos que se pretende alcançar em certo espaço de tempo, aplicando-se determinados recursos disponíveis ou possíveis. Assim, os objetivos são pretensões futuras que, uma vez alcançadas, deixam de ser objetivos para se tornarem realidade.
Além da hierarquia de objetivos, existe também uma hierarquia do planejamento. Nesse sentido, existem três níveis distintos de planejamento: o planejamento estratégico, o tático e o operacional. 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário