O planejamento é uma das funções
essenciais da gestão. Esta categoria inclui as ferramentas que ajudam os
gerentes a determinar o que uma organização está fazendo no momento e o que ela
pretende fazer no futuro, através de um processo de coleta de informações, criação
de propriedade/responsabilidade e tomada de decisões estratégicas, ajudando-os
também a operacionalizar as metas e prioridades organizacionais de ano a ano
para dar apoio ao enfoque organizacional.
As organizações não trabalham na
base da improvisação. Tudo nelas é planejado antecipadamente. O planejamento é
a primeira função administrativa, por servir de base para as demais funções. O
planejamento é a função administrativa que define quais os objetivos a atingir
e como se deve fazer para alcançá-los. Trata-se de um modelo teórico para a
ação futura. Começa com a definição dos objetivos e detalha os planos para
atingi-los da melhor maneira possível. Planejar é definir os objetivos e
escolher o melhor curso de ação para alcançá-los. O planejamento define aonde
se quer chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que sequência.
O planejamento é um processo que
começa com os objetivos e define os planos para alcançá-los. O estabelecimento
dos objetivos a serem alcançados é o ponto de partida do planejamento. A
fixação dos objetivos é a primeira coisa a ser feita: saber onde se pretende
chegar para se saber exatamente como chegar até lá. Objetivos são resultados
futuros que se pretende atingir. São alvos escolhidos que se pretende alcançar
em certo espaço de tempo, aplicando-se determinados recursos disponíveis ou
possíveis. Assim, os objetivos são pretensões futuras que, uma vez alcançadas,
deixam de ser objetivos para se tornarem realidade.
Além da hierarquia de objetivos,
existe também uma hierarquia do planejamento. Nesse sentido, existem três
níveis distintos de planejamento: o planejamento estratégico, o tático e o
operacional.
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