sexta-feira, 30 de novembro de 2012

CONCEITO

A administração, gerenciamento ou gestão de empresas, é uma ciencia humana fundamentada em um conjunto de normas e funcoes elaboradas para disciplinar elementos de produção.
Segundo Jucélio Paiva (2011, pág. 12), "Administrar é o processo de dirigir ações que utilizam recursos para atingir objetivos. Embora seja importante em qualquer escala de aplicação de recursos, a principal razão para o estudo da administração é seu impacto sobre o desempenho das organizações. É a forma como são administradas que torna as organizações mais ou menos capazes de utilizar corretamente seus recursos para atingir os objetivos corretos".
O processo administrativo é um fenômeno tão antigo quanto o homem. Durante muitos séculos, ele recebeu influência de diversos povos (romanos, gregos, assírios, entre outros), de entidades, como a Igreja Católica e as Organizações Militares, bem como dos filósofos e economistas liberais. Este processo foi conduzido de forma empírica, tendo caráter formal somente após a consolidação da Revolução Industrial já no final do século XIX.
A primeira escola de administração do mundo foi aberta na Universidade da Pensilvânia (EUA), resultado de uma doação em dinheiro de Joseph Wharton.  no Brasil a administração chegou no final do século XIX, em consequencia do desdobramento da industria cafeeira. A riqueza acumulada com o café dinamizou o mercado consumidor e estimulou o desenvolvimento industrial.
Concentrando-se no setor de bens de consumo não duráveis, o processo de industrialização foi paulatinamente envolvendo outros setores. Empresas estrangeiras instaladas no país, como a anglo-canadense Light & Power e a norte-americana Bond and Share, ampliaram os serviços urbanos de água, luz e transportes.
Até a década de 1920, a industrialização brasileira era pouco expressiva e o Brasil tinha sua economia centrada na exportação do café. As primeiras fábricas brasileiras dedicavam-se à produção de bens não duráveis, como tecidos e alimentos.
No início do século XX o capital estrangeiro, principalmente o norte-americano, ampliou sua presença no Brasil. A transformação econômica e social pela qual o mundo passou após esse período fez o Brasil rever sua matriz econômica e produtiva. A partir desta época, a economia brasileira desloca seu foco do campo (agrário) para a cidade (industrial). A agricultura começou a perder forças para a indústria.
Essa nova realidade demandava uma mão de obra especializada capaz de enfrentar os novos desafios com competência e profissionalismo. Uma nova categoria de profissionais agora se fazia necessária. Era o técnico capacitado para enfrentar os novos desafios propostos pelo processo de industrialização que tomava conta da nação.
Administrador como profissão foi regulamentada pela Lei n. 4769, de 9 de setembro de 1965, que pode ser acessada pelo site: www.planalto.gov.br. Nesta regulamentação constam os direitos, deveres e funções do administrador bem como o órgão de classe que reúne os profissionais da área, denominado de CFA – Conselho Federal de Administração – e suas unidades regionais, os CRAs – Conselho Regional de Administração.
As áreas de atuação do Administrador regulamentadas pelo sistema CFA/CRA são:
- Administração e Seleção de Pessoal/Recursos Humanos;
- Organização e Métodos/Análise de Sistemas;
- Orçamento;
- Administração de Material/Logística;
- Administração Financeira;
- Administração Mercadológica/Marketing;
- Administração de Produção;
- Relações Industriais/Benefícios/Segurança do Trabalho.






 
 






 



 

 





 







 





 

 

 





 



 



 


 

 

 


 


 





 
 

 





 



 

 


 

 
 
 
 

Um comentário:

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