sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Administração Por Objetivos – APO

O termo Administração por Objetivos foi abordado por Peter Drucker em 1954 em seu livro The Practice of Management (A prática da gerência).
Enquanto as teorias anteriores enfatizavam o processo produtivo (como fazer, com que meios fazer), a APO desloca o foco para os objetivos (por que fazer).
Para que esses objetivos sejam postos em ação, eles necessariamente têm que ser claros, mensuráveis, e devem evitar ambiguidades e expressar a realidade da organização.
É um processo que associa o sucesso da organização ao entendimento de seus objetivos previamente acertados entre a organização e seus funcionários.
Características principais: Estabelecimento do conjunto de objetivos entre o executivo e seu superior; Estabelecimento do conjunto de objetivos para cada departamento ou posição; Interligação dos objetivos departamentais; Elaboração de planos táticos e operacionais, com ênfase na mensuração e no controle; Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos; Participação atuante de chefia; Apoio intenso do staff durante os primeiros períodos.


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