O termo Administração por
Objetivos foi abordado por Peter Drucker em 1954 em seu livro The Practice of
Management (A prática da gerência).
Enquanto as teorias anteriores
enfatizavam o processo produtivo (como fazer, com que meios fazer), a APO
desloca o foco para os objetivos (por que fazer).
Para que esses objetivos sejam
postos em ação, eles necessariamente têm que ser claros, mensuráveis, e devem
evitar ambiguidades e expressar a realidade da organização.
É um processo que associa o
sucesso da organização ao entendimento de seus objetivos previamente acertados
entre a organização e seus funcionários.
Características principais: Estabelecimento
do conjunto de objetivos entre o executivo e seu superior; Estabelecimento do
conjunto de objetivos para cada departamento ou posição; Interligação dos
objetivos departamentais; Elaboração de planos táticos e operacionais, com ênfase
na mensuração e no controle; Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos
planos; Participação atuante de chefia; Apoio intenso do staff durante os
primeiros períodos.
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