sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Organização Mecanica ou organica

Organização mecânica e orgânica: na visão mecanicista, uma organização tem como principais características: divisão bem definidas das tarefas, funcionários altamente especializados em sua função, centralização do poder decisório, baixa flexibilidade estrutural, e como próprio nome revela, o ciclo produtivo funciona como uma máquina (entenda que os funcionários seriam como as peças dessa máquina e caso uma quebre, o resultado final fica comprometido, a não ser que, alguém externo ao processo conserte ou troque a peça “defeituosa”). Já uma organização orgânica, todos os membros possuem conhecimento geral do processo produtivo, não são necessariamente especializados, porém o espírito de equipe prevalece na obtenção do resultado com foco no planejamento estratégico. Outra característica é o alto grau de flexibilidade e capacidade de dar continuidade ao processo, caso haja perda de um dos membros ou mudanças externas ao processo.
Filme no Ponto de vista organizacional: é possível percebermos que algumas cenas possuem características bem definidas dos conceitos acima. No contexto geral do filme podemos notar que a sociedade das formigas é extremamente mecanicista, com a divisão das tarefas bem definidas, tendo a figura da rainha como líder e a posteriori, a princesa, que está sendo capacitada para ocupar a função de rainha (organização mecanicista – especialização funcional). Podemos observar também outras cenas que caracterizam a consciência mecanicista adotada na comunidade das formigas, tais como: Ao realizar a colheita das oferendas aos gafanhotos, surge que no meio à rotina de logística (tarefa), as formigas deparam-se com uma folha em seu caminho (mutações do ambiente externo) e consequentemente param todo o processo por não estarem aptas a tomarem decisões diante aquela adversidade, aguardando a chegada de outra formiga, paralela ao processo (supervisor), para avaliar a problemática e tomar a decisão, ainda sim utilizando um problema ocorrido no passado como parâmetro; Daí que num determinado momento surge Flik, uma esperta formiga, nada tradicional à estrutura organizacional vigente, que busca, constantemente, alternativas que otimizem e alterem os processos atuais de realização das tarefas, como na cena que ele aparece com uma “colheitadeira” que acabara de inventar para melhorar o processo de colheita (visão orgânica), porém rispidamente rejeitada pelas demais formigas, inclusive pela alta hierarquia daquela sociedade (rainha e princesa). Um dos acontecimentos que podemos avaliar como ponto fraco no sistema organizacional mecânico é demonstrado em várias cenas com a princesa, que em seu processo de aprendizagem, mostrava-se insegura na realização de suas tarefas como líder, sendo que ninguém mais poderia exercer tal função, cena marcada pela discussão que ela teve com sua irmãzinha caçula, deixando transparecer sua insegurança e nervosismo.
Em um acidente ocorrido com Flik, a oferenda coletada pelas formigas aos gafanhotos foi perdida. Diante daquele problema, houve um grande alvoroço por parte da sociedade, onde a rainha, a princesa e o conselho discutiam a melhor solução a ser adotada, mas como sempre utilizaram o único método que conheciam que era colher o alimento no da forma tradicional. Perceberam que o método utilizado era ineficiente naquele determinado momento, pois o tempo era escasso, já se aproximada do outono, onde o alimento também deixara de ser abundante (Organização mecanicista). Porém Flik queria reagir de forma diferente, enfrentando o que o ambiente externo havia imposto para sua organização (nesse caso falamos dos gafanhotos e na necessidade de colher alimento para eles). Buscou ajuda externa para enfrentar a problemática atual e conseguiu ajuda de outros insetos (mesmo que de forma equivocada, a princípio). Ainda sim, juntos, construíram um pássaro com folhas de arbustos e cipós visando afugentar os gafanhotos de uma vez por todas, com isso, eles direcionaram os esforços para adequar-se a problemática externa que assolava sua organização e trabalharam em equipe para realizar tal feito (visão orgânica).
É possível visualizar outras situações que possam realizar tais análises, destaco esses pela relevância que tiveram sobre meu estudo. Vale à pena assistir e refletir um pouco a estrutura organizacional cometido às formigas numa visão gerencial. Recomendo.

10 comentários: